domingo, 8 de agosto de 2010

PASSARINHOS NO LEBLON


Ontem fui ensaiar com Clarisse, mas antes passei no Claudio daMatta pra almoçar.
Ele mora no Leblon, e como eu, ama os animais.
Na sua janela, enquanto conversávamos, ouvimos um barulho forte, e deparamos com um bem-te-vi, que bicava o vidro, e nos olhava ameaçador! Susto passado, Claudio me conta que ultimamente isso tem acontecido. E eu, curiosa, pergunto como vão os beija-flores que frequentam seu bebedouro.
Ele ri, e me conta que agora não só os beija-flores aparecem, mas caga- sebos, sanhaços e o enorme bem-te-vi!
E por isso mesmo,percebo uma engenhoca construída por meu amigo, para facilitar o acesso à banana, e a água especial.(isso é importante- nada de açúcar!) E em pouco tempo, as aves iam aparecendo, e enchendo de alegria o bebedouro!
Guinchos, piados,trinados, e de longe a voz do bem-te vi, avisando que estava na área, e talvez, apresentando sua fêmea,que estava com uma palha no bico.
Resolvido.Mistério desvendado!
O bem-te-vi estava atento aos barulhentos e desajeitados sanhaços e caga-sebos, pois deveria estar construindo seu ninho perto dali.
Esses passarinhos, são o que restam de nossa infância. E Claudio me pergunta o que aconteceu aos pardais, e eu cito o bico-de- lacre, o cardeal, o canário da terra, o sabiá, e tantos outros que habitavam
nosso espaço... desapareceram do Leblon e de Ipanema!
Agora, poucas rolinhas, e esses heróicos passarinhos que falo acima...
Vamos tentar conserva-los? Já não existem frutos em nossas matas, aves maiores curtem frutas.As pequenas comem alpiste e beija-flores tomam néctar especial.
Já experimentaram deixar alguma dessas coisas em suas varandas?

Pra quem não conhece, seguem fotos do Claudio e algumas de autor desconhecido.
PS:Pra quem gosta de dar água com açúcar para os beija-flores, por favor, compre néctar especial, pois açúcar acaba por matar essas aves queridas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!