segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O GAVIÃOZINHO






Ontem aconteceu um fato inusitado no Facebook.
Uma foto(1) mostrava um gaviãozinho que meu amigo estava "criando".
Imediatamente escrevi pra ele, pedindo que entrasse em contato com o IBAMA, pois filhotes dificilmente sobrevivem sem a mãe. Escrevi também o preço da multa(R$500,00) no caso da não comunicação, por ser uma ave protegida da extinção.
E fui escrevendo...escrevendo...acionada pelo meu coração protetor, e para ajudar meu amigo nessa experiência.
Então ele me respondeu que o gaviãozinho havia morrido, e que ele estava desolado, já acostumado que estava, com os 3 meses de convivência...
Que tristeza.
Hoje acordei querendo escrever. Querendo deixar para todos como agir, no caso de acharem algum filhote, pois estamos na época deles.Segue:
http://www.avesderapinabrasil.com/sos_avesderapina.htm
"Gavião é o nome popular dado a várias espécies de aves falconiformes pertencentes às famílias Accipitridae e Falconidae, em particular dos géneros Leucopternis, Buteo e Buteogallus. São aves geralmente identificadas pelo tamanho de médio a pequeno, em relação a outras aves de rapina, e dotadas de asas curtas, adaptadas à predação em espaços fechados."
Alimentam-se de aves, roedores, e normalmente colocam 4 ovos, e os que nascem primeiro, devoram os menores.São protetores agressivos, e quando constroem seu ninho, atacam as pessoas que passam por perto. Acabar com o ninho? Nem pensar. Aprendemos a usar chapéu ao sair de casa, evitando bicadas e arranhões de garras de gavião!
Considerações Finais:
Lembre-se: um filhote recolhido e criado pelo ser humano, dificilmente poderá ter uma vida normal, uma vez que não aprenderá com os pais a caçar ou buscar alimentos, se proteger de predadores e, terá extrema dificuldade de readaptação ao ambiente em que ele vive. Além disso, é extremamente proibido a criação ilegal de aves de rapina, a guarda doméstica sem origem legal é proibida pela legislação brasileira, prevista no Decreto Federal N° 3.179.

2 comentários:

  1. Irinéa... Eu não estava criando o gaviãozinho!
    Há 03 meses dois gaviões fizeram um ninho no duto do meu aquecedor.... Como fiquei preocupado com meus filhos liguei para o zoológico que me empurrou o Ibama que me empurrou a patrulha ambiental que me empurrou ramais que não consegui falar. Não satisfeito, procurei a imprensa (Lu Lacerda, O Globo e SBT). Ninguém nem ligou.... Entã, resolvi conviver com os gaviões...
    O tempo passou e eles fizeram o ninho, a fêmea colocou os ovinhos e nasceram 03 gaviõezinhos... Vida normal que se seguia.
    na segunda-feira passada, estava eu na cozinha quando percebi que um deles havia caído dentro do meu aquecedor. Fiquei desesperado e procurei todos de novo. NADA!!!!
    Com a ajuda do porteiro, consegui resgatar o bichinho e tentei salvá-lo, já que não tinha como devolvê-lo ao ninho...
    Ele estava se alimentando bem e parecia estar tudo correndo bem. Na quinta-feira falei com o Dr. Jeferson que me aconselhou ligar para a patrula ambiental... liguei e ninguém atendeu (feriado?). Ontem, brinquei com ele na varanda de onde tirei as fotos. Porém qdo cheguei a noite ele estava mal e morreu logo em seguida nas minhas mãos. Eu e meus filhos ficamos arrasados com a situação. IRINÉA... Eu não estava criando um gavião. eu estava tentado salvá-lo e não fui feliz... O que eu poderia ter feito? Seguir a natureza e deixar ele morrer de fome ou queimado dentro do aquecedor? Não é a minha natureza!!!

    ResponderExcluir
  2. Querido

    Entendi tudo, e compartilho sua tristeza.
    Isso me levou a escrever em meu blog, para que sirva de exemplo a outras pessoas , para que elas leiam sua experiência.
    Obrigada por seu gesto de amor...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!