domingo, 1 de janeiro de 2012

FELIZ ANO NOVOOOOO!

Recebi em minha casa uma querida amiga de General Salgado.
General Salgado, para os que não conhecem, é um município de SP.(10.669 habitantes)
Ela e o marido, queriam ver os fogos de Copacabana...

Agora, após o descanso e de minhas orações, vejo como fui corajosa!
Encarar a praia de Copa por amor à minha amiga , que mora numa fazenda e nunca tinha estado no Rio.
Levei-os para ouvir o SambaJazz, na Brasserie, ponto do nosso encontro no Centro da cidade. Eu estava embalada com o som do Kiko Continentino, e já me preparava para ir ao show da Fhernanda Fernandes, quando percebi o cansaço dos dois e os levei para minha casa. Casal descansado, partimos para o Rio de Janeiro.
Passeio pelas praias maravilhosas, e os dois fascinados...Mirante do Leblon, pegamos praia na Barra...tudo maravilha!
Mas não tinha como fugir aos fogos.
E lá fui eu, com muita boa vontade, encarar essa terrível tarefa!
Saímos de Vila Isabel de ônibus, por via das dúvidas, às 18 h., como a prefeitura instruía. Ainda não chovia, mas mesmo assim compramos capas e na bolsa, um mini guarda-chuvas. Armas em punho, fomos à luta.
Muita chuva, muita gente, muitos guardas, muitos mijões, empurra, catuques, samba, cervejas, e a hora não chegava. Fila de banheiro, gente gritando, comendo, beijando na boca, rezando entregando flores à Iemanjá, num espaço físico de 0,05 cm de pessoa pra pessoa... E eu lá.
Pensei no reveillon da Miramar, na casa da comadre em Itaipava, na serenidade de minha cama, no convite para Paquetá....ah! ( tô quase chorando...)
Enfim, quando a turma desceu dos apartamentos e se juntou à moçada da praia, cada um com seu guarda-chuva, champanhe, cidras, vinhos, flores, e o escambau, eu percebi que a coisa ia ficar esquisita!
Brigas por um espaço em baixo das falsas marquises dos quiosques, onde as goteiras pareciam cachoeirinhas .Vareta de guarda-chuva no olho alheio, empurrões, vozerio, palavrões...Era a turbamulta crescendo.... 5....4....3....( e a chuva apertando)2....1.....
FELIZ ANO NOVOOOOO!
Abraços, beijos, sorriso, fotos, e os fogos ensurdecedores espocavam nos ouvidos das milhares de criancinhas presentes, esmagadas pelos adultos em sua traumática experiência...
FELIZ ANO NOVOOOOO!
Pés enlameados, roupa molhada, mais empurrões, mais palavrões, brigas de casais, de pais e filhos, de gente desconhecida folgada.
FELIZ ANO NOVOOOOO!
Escapamos aparentemente ilesos, e o olhar de felicidade de minha amiga abrandou meu coração.
Saímos devagar,( mesmo porque não havia chance de correr)pelas ruas de Copa, como se fôssemos uma grande massa de retirantes flagelados, com nossas capas plasticas, pés pesados de areia. Foi aí que descobrimos que não haveria ônibus antes das 2 horas da manhã.....
Sentamos na chuva e esperamos pacientemente. Finalmente um ônibus vazio, subimos e nos sentamos. Ia pro Leblon, e aí poderia passar no Cláudio até dormir por lá...Bobagem.
Enquanto eu pensava, o ônibus ia enchendo de gente...e logo transbordou. Mas estávamos sentados. Respirei fundo, e tentei relaxar. Mudado itinerário pelo Detran, fomos pelo Túnel Velho, voltando pela Visconde Silva, e de repente, uma mulher em pé ao meu lado, abriu a boca e vomitou em cima da minha perna.....Morri.
FELIZ ANO NOVOOOOO!

10 comentários:

  1. A quadra da minha mãe foi transformada em um gigantesco ponto de táxi, onde valia quem dava o lance mais alto. Isso quando ela conseguiu voltar pra casa, às 5 da manhã, de Botafogo à Copa ( bairros contíguos) via Lagoa, Leblon, Ipanema...rs Copa ame-a ou deixe-a, deve ser o lema da Prefeitura!! Onde já se viu limitar o ir e vir de todos?? Eum que vi essa tradição começar, rezo pelo dia em que ela termine!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cariocas que somos, Hilda, sabemos da loucura que é enfrentar um reveillon em Copa!
      A última vez que fui, Luanda tinha 7 anos...ehehe
      ( foi aí que desisti de ir. Mas isso é uma outra história, que qualquer dia desses eu conto!)bj

      Excluir
  2. irinéa,

    feliz ano novo...aqui, no día primeiro, a terra tremeu bacanudamente...o ano parece que vai ser 'animado'...

    abrçsons

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pituco

      Dou Graças à Deus do Brasil estar fora dos terremotos!!! Prefiro ficar com o reveillon de Copacabana ( é menos perigoso! rsrs)
      Brincadeiras à parte, espero que esses tremores parem e deixem o Japão em paz!bj

      Excluir
  3. kkkkkkkkkkkkk
    Iri, tô me escangalhando de gargalhar com a saga de Copacabana kkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkk
    Nooosssa! O vídeo ficou lindo!

    ResponderExcluir
  4. Irinéa, gostei muito de seu relato. Sempre quis saber algo a respeito da passagem de ano e da queima de fogos no Rio. Você escreveu com tanta clareza que me senti aí...
    Feliz 2012.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, Val, não desista de ver os fogos. Todos devem vir, pelo menos uma vez, pois é muito lindo.
      Mas vc não precisa ficar na praia. Existem muitos amigos nossos que moram de frente p/ o espetáculo!
      Da janela, tomando champanha,com amigos e música da melhor qualidade, é sempre prazeroso! bj

      Excluir

Deixe seu comentário!